Bem recebido, mais produtivo!


Certa vez, lendo um livro de psicologia, me deparei com um conceito interessante sobre o qual nunca havia escutado falar, e que a princípio me causou estranheza, mas ao longo dos anos, percebi que fazia todo sentido. 
O termo era: “ Antecipação social “, e explicava que o comportamento de um indivíduo em um ambiente, entre outras coisas, é um reflexo da maneira como o mesmo havia sido recepcionado neste ambiente. Se por exemplo, um aluno se matricula em uma academia de dança, e em seu primeiro dia este é bem recebido, sente dos instrutores uma atenção direcionada a ele e as suas necessidades, isto faz com que ele se sinta mais a vontade, confiante, e certamente terá êxito em aprender a dançar. Se ao chegar numa escola nova, uma criança é bem recebida pelos professores, no primeiro dia de aula já faz um “ amiguinho “, as chances de se dar bem naquela escola aumentam consideravelmente; E pasme, o estudo fala até da probabilidade de uma pessoa ser mais feliz, quando ainda sendo um feto no ventre da mãe, é muito desejada e já amada! 
Parece loucura? Pense bem! Você já foi “ novato “ em algum lugar? Lembra da sensação de medo, insegurança, ansiedade ao chegar num lugar em que não conhecia ninguém? Agora imaginando este cenário, pense em como simples cumprimentos e sorrisos já faziam toda a diferença. E se trouxermos este contexto para o ambiente de trabalho? Não é difícil escutar que grandes profissionais atribuem seu sucesso aos seus mentores, líderes, e a maneira como estes o receberam, e investiram em suas carreiras com nada mais do que confiança no seu trabalho e crença em seu potencial, gerando a segurança, e autoconfiança necessárias para que estes mostrassem de forma natural as suas habilidades que certamente seriam suprimidas se o cenário fosse contrário. 
Ou seja, se somos bem recebidos em uma empresa, departamento ou projeto, nos sentimos a vontade para sugerir, criar e desenvolver, nos sentimos parte, valorizados e portanto, produzimos mais, e com isto todos ganham! Ser bem recebido portanto, nada mais é do que se sentir semente, e saber que se está caindo em solo fértil!

Comentários